O uso de jogos no ensino da libras: Jogo da memória de libras
International Journal of Development Research
O uso de jogos no ensino da libras: Jogo da memória de libras
Received 08th January, 2023; Received in revised form 07th February, 2023; Accepted 17th February, 2023; Published online 28th March, 2023
Copyright©2023, Tiago Araújo Alves and Moisés Laurence de Freitas Lima Junior. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Considerando o pouco uso da Língua Brasileira de Sinais nas escolas públicas brasileiras, procurou-se por meio desse trabalho, desenvolver uma análise por meio de uma pesquisa sobre a possível contribuição de ferramentas digitais, como os jogos eletrônicos, no ensino e aprendizagem da Libras. A partir disso, foi desenvolvido um jogo da memória de Libras, que foi apresentado aos alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, na cidade de Buriti do Tocantins - TO. Através de uma pesquisa prévia realizada, por meio de métodos qualitativo e quantitativo, foi possível verificar o nível de conhecimento dos alunos acerca da Libras, e com isso, pode-se ter uma percepção da aprendizagem adquirida pelos alunos através da aplicação do jogo. Com isso, conclui-se, a partir do estudo realizado, que os alunos conseguiram obter significativos conhecimentos por meio da aplicação do Jogo da Memória de Libras, e que o jogo corroborou ser uma alternativa potencial para o ensino e uso da Libras aos alunos das escolas públicas do Brasil.