Estudo bibliométrico sobre gamification e os serious games na educação
International Journal of Development Research
Estudo bibliométrico sobre gamification e os serious games na educação
Received 20th June 2020; Received in revised form 17th July 2020; Accepted 09th August 2020; Published online 30th September 2020
Copyright © 2020, Artemiza Oliveira Souza et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este estudo teve como objetivo mapear as publicações mundiais sobre a temática Serious games in education e Gamification in education. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados Web of Science, em períodicos publicados no período de 2015 a 2020. Os termos utilizados para pesquisa foram “Serious games in education” e “Gamification in education”, e deveriam constar no título do artigo. As buscas resultaram em 81 registros sobre a temática Serious games in education e 163 registros sobre Gamification in education. Foi possível verificar que, no que concerne a área de pesquisa, ambos os termos apresentaram mais publicações nas áreas da educação e da pesquisa educacional. Com relação ao tipo de documento, o tipo “proceedings paper” apareceu com maior ocorrência nos dois termos de busca. Em relação aos países que mais publicaram sobre Serious Games, Inglaterra, Grécia e Itália foram os mais produtivos, enquanto que em Gamification destacaram-se a Espanha, o Brasil e os Estados Unidos. No que tange as palavras-chave que apresentaram maior ocorrência em ambos os termos, verificou-se que a única em comum foi education.