Análise prática na disciplina laboratório de informática básica no centro universitário cesmac envolvendoa tecnologia da realidade aumentada associada à gamification no método educacional
International Journal of Development Research
Análise prática na disciplina laboratório de informática básica no centro universitário cesmac envolvendoa tecnologia da realidade aumentada associada à gamification no método educacional
Received 12th December, 2020 Received in revised form 29th December, 2020 Accepted 04th January, 2021 Published online 24th February, 2021
Copyright © 2021, Tacyana Cinthya Matos Batista and Flaviana Nogueira de Lima. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A educação é fundamento basilar do desenvolvimento humano, portanto a grade curricular deve promover uma capacitação profissional em consonância com as demandas do mercado atual, que se apresenta cada vez mais exigente e complexo. Com a finalidade de confirmar se é possível influenciar positivamente a motivação dos alunos com o emprego de recursos tecnológicos como o uso da realidade aumentada e gamification e se há possibilidade de mensurar comparativamente essa motivação por meio de testes práticos. As hipóteses mencionadas, considerando que atualmente é observado que o cenário educacional mantem a prática reprodutora de conteúdos, engessada e sem o condão de promover uma formação eficaz, fazem surgir o seguinte questionamento: O emprego da realidade aumentada associada à gamification influencia na motivação dos alunos sendo capaz de facilitar o processo ensino-aprendizagem? Visando responder o problema gerado, foi realizada uma experiência com 59 discentes, subdivididos em dois grupos,da disciplina de laboratório de informática básica no centro universitário cesmac (centro de estudos superiores de Maceió), no processo de ensino-aprendizagem, comparando a expositiva na metodologia tradicional com uma aula interativa utilizando as tecnologias.Considerando a análise geral dos dados, ou seja, qualitativa e quantitativa, mesmo diante da similaridade numérica quanto ao resultado quantitativo, observa-se um alto índice de aceitação, por parte dos discentes, do método tecnológico, considerado inovador e motivador, facilitando a aprendizagem e proporcionando um recurso pedagógico hábil a promoção de conhecimento eficaz e prático.